APRESENTAÇÃO

Este trabalho não se esgota aqui, sempre que surgir alguma necessidade de acréscimo de conteúdo poderei fazer o sua inclusão.
Certamente não é um trabalho completo e perfeito, mas foi elaborado com a vontade de ajudar a todos que se interessem em aumentar os seus conhecimentos em matemática e/ou melhorar o seu desempenho no seu uso.
Fico a disposição para resolver qualquer dúvida, seja inerente ao trabalho apresentado ou outras que vocês poventura venham a ter. Neste trabalho certamente poderão ocorrer alguns equivocos, pois muitos exercícios, principalmente as questões de concursos, não tive tempo para uma revisão mais detalhada. Por favor se encontrarem alguma coisa, escrevam que eu farei a respectiva correção.
Quem desejar entrar em contato para esclarecer alguma dúvida ou mesmo dar alguma sugestão, coloco-me a disposição seja através deste blog, como também do email: robromera@floripa.com.br.

Obrigado a todos e espero estar ajudando de alguma forma.

Roberto Romera


domingo, 9 de setembro de 2012



6.3. REGRA DE TRÊS COMPOSTA

Chamamos de regra de três composta quando estão envolvidas três ou mais grandezas, direta ou inversamente proporcionais. Para a sua resolução, devemos proceder da seguinte maneira:

  • 1º) Escrevemos na mesma linha as grandezas de espécies diferentes, e numa mesma coluna as de mesma espécie.

  • 2º) Identificamos as grandezas diretamente ou inversamente proporcional, considerando separadamente, uma a uma, as colunas das grandezas envolvidas em relação a coluna que contém o termo desconhecido.

  • 3º) Escrevemos a proporção correspondente, igualando a razão que contém o termo desconhecido com o produto das razões.

  • 4º) Resolvemos a equação formada.


Vejamos alguns exemplos:

a)  Numa fábrica, 15 operários, trabalhando 5 horas por dia, conseguem fazer a montagem de 200 brinquedos. Quantos destes mesmos brinquedos seriam montados por 18 operários, trabalhando 3 horas por dia ?
Temos :

Comparando cada grandeza com a que contém o termo desconhecido, teremos: 


  •  O número de operários e a quantidade de brinquedos, são grandezas diretamente    proporcionais (D).
 
  • O número de horas/dia e a quantidade de brinquedos, são grandezas diretamente    proporcionais (D).


As razões correspondentes a essas grandezas são: 



Assim, teremos que:


Aplicando a propriedade fundamental das proporções, teremos que:
Portanto: 18 operários, trabalhando 3 horas por dias montariam 144 brinquedos.
b)  Uma fábrica produz 360 m de tecido em 3 dias, fazendo funcionar 8 teares. Em quantos dias poderá produzir 1.080 m do mesmo tecido, funcionando apenas 6 teares?
     
Comparando cada grandeza com a que contém o termo desconhecido, teremos:
  • A quantidade de tecidos e o tempo, são grandezas diretamente proporcionais (D)
  • A quantidade de teares e o tempo são grandezas inversamente proporcionais (I)
Invertendo-se a razão referente grandeza inversamente proporcional, teremos que as razões correspondentes a essas grandezas serão:   
   
Daí escrevemos que: 
Pela propriedade fundamental das proporções, teremos que ;
Portanto: Serão necessários 12 dias para que 6 teares façam 1.080 metros de tecido.

c)  Se 7 operários, trabalhando 9 horas por dia, fazem uma obra em 10 dias, em quantos dias 6 operários, trabalhando 5 horas por dia, farão a mesma obra?
Temos:
 
Comparando cada grandeza com a que contém o termo desconhecido, teremos:

  • O número de operários e a quantidade de dias são grandezas inversamente proporcionais (I)

  • O número de horas/dia e a quantidade de dias são grandezas inversamente proporcionais (I)

Invertendo-se a razão referente grandeza inversamente proporcional, teremos que as razões correspondentes a essas grandezas serão:
      
Daí escrevemos que :
 
Aplicando-se a propriedade fundamental das proporções, teremos que :
30 x = 630 ou x = 21
Portanto 6 operários, trabalhando 5 horas por dia, farão a obra em 21 dias.


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