APRESENTAÇÃO

Este trabalho não se esgota aqui, sempre que surgir alguma necessidade de acréscimo de conteúdo poderei fazer o sua inclusão.
Certamente não é um trabalho completo e perfeito, mas foi elaborado com a vontade de ajudar a todos que se interessem em aumentar os seus conhecimentos em matemática e/ou melhorar o seu desempenho no seu uso.
Fico a disposição para resolver qualquer dúvida, seja inerente ao trabalho apresentado ou outras que vocês poventura venham a ter. Neste trabalho certamente poderão ocorrer alguns equivocos, pois muitos exercícios, principalmente as questões de concursos, não tive tempo para uma revisão mais detalhada. Por favor se encontrarem alguma coisa, escrevam que eu farei a respectiva correção.
Quem desejar entrar em contato para esclarecer alguma dúvida ou mesmo dar alguma sugestão, coloco-me a disposição seja através deste blog, como também do email: robromera@floripa.com.br.

Obrigado a todos e espero estar ajudando de alguma forma.

Roberto Romera


terça-feira, 4 de setembro de 2012



5.6. GRANDEZAS DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PRPORCIONAIS
 
Grandezas diretamente proporcionais: Vamos considerar a seguinte situação: Estamos viajando num carro a uma velocidade constante de 100 km/h, assim, depois de 1 hora teremos percorrido 100 km, depois de 2 horas, 200 km, depois de 3 horas, 300 km ......


Na tabela abaixo indicamos as distâncias percorridas e seus respectivos tempo:


Distância (d)
100
200
300
400
500
Tempo (t)
1
2
3
4
5

Os quocientes d/t são todos iguais a 100, que representa a velocidade constante (na física a razão distância sobre o tempo representa a velocidade), assim, temos:



Logo, as sequências (100; 200; 300; 400; 500), que representa a distância, e (1; 2; 3; 4; 5), que representa o tempo, são seqüências diretamente proporcionais.
Dizemos, então, que duas sequências de números reais não nulos (a1; a2; a3; ...; an) e (b1; b2; b3; ...; bn) são diretamente proporcionais se, e somente se:


Obs: k é chamada de constante de proporcionalidade.

Divisão em partes diretamente proporcionais: Considere o número 160. Vamos dividi-lo em partes diretamente proporcionais aos números 2, 3 e 5.

Para tanto, vamos representar os números que desejamos encontrar por x, y e z.

As seqüências (x; y; z) e (2; 3; 5) são diretamente proporcionais, logo, podemos escrever:

 
Como x + y + z = 160 e usando a propriedade da soma, teremos:

 

Assim:


Grandezas inversamente proporcionais: Vamos considerar a seguinte situação: Necessitamos percorrer a distância de 720 km, já vimos que de acordo com a velocidade iremos levar um determinado tempo. Na tabela abaixo, indicamos as velocidades médias (km/h) e os respectivos tempos (h) necessários para percorrer os 720 km.


Velocidade (v)
60
90
120
180
240
Tempo (t)
12
8
6
4
3


Os produtos v x t são todos iguais a 720, que representa a distância percorrida (na física distância é igual ao produto da velocidade pelo tempo), assim temos:

60 x 12 = 90 x 8 = 120 x 6 = 240 x 3 = 720

Observe que as seqüências (60; 90; 120; 180; 240), que representa a velocidade, e (12; 8; 6; 4; 3), que representa o tempo, são seqüências inversamente proporcionais, pois a medida que a velocidade aumenta o tempo diminui. Considerando o tempo uma razão inversa e utilizando a representação em proporções, podemos escrever como:




Dizemos, então, que duas seqüências de números reais não nulos (a1; a2; a3; ...; an) e (b1; b2; b3; ...; bn) são inversamente proporcionais se, e somente se:


ou




Divisão em partes inversamente proporcionais: Considere o número 45. Vamos dividi-lo em partes inversamente proporcionais aos números 3, 4 e 6.

Vamos representar os números procurados por x, y e z. Como as seqüências (x; y; z) e (3; 4; 6) são inversamente proporcionais, temos:

 

 
Sabendo que x + y + z = 45 e usando a propriedade da soma, teremos:



Lembre:   




Assim, podemos escrever que:

e











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