APRESENTAÇÃO

Este trabalho não se esgota aqui, sempre que surgir alguma necessidade de acréscimo de conteúdo poderei fazer o sua inclusão.
Certamente não é um trabalho completo e perfeito, mas foi elaborado com a vontade de ajudar a todos que se interessem em aumentar os seus conhecimentos em matemática e/ou melhorar o seu desempenho no seu uso.
Fico a disposição para resolver qualquer dúvida, seja inerente ao trabalho apresentado ou outras que vocês poventura venham a ter. Neste trabalho certamente poderão ocorrer alguns equivocos, pois muitos exercícios, principalmente as questões de concursos, não tive tempo para uma revisão mais detalhada. Por favor se encontrarem alguma coisa, escrevam que eu farei a respectiva correção.
Quem desejar entrar em contato para esclarecer alguma dúvida ou mesmo dar alguma sugestão, coloco-me a disposição seja através deste blog, como também do email: robromera@floripa.com.br.

Obrigado a todos e espero estar ajudando de alguma forma.

Roberto Romera


sexta-feira, 21 de setembro de 2012



 7.0.  PORCENTAGEM


As razões cujos conseqüentes são iguais a 100, são chamadas de razões centesimais ou percentuais, assim, por exemplo, são razões centesimais:
 
Normalmente as razões centesimais são escritas sem o uso do conseqüente 100 e escreve-se o símbolo % (lê-se: “por cento”) ao lado do antecedente. Assim, por exemplos, escrevemos:
Cada um desses numerais ( 1%, 23%, 100%, 305% etc ) é comumente chamado de taxa centesimal ou taxa percentual. Os numerais 1, 23, 100, 305 etc, são chamados de porcentagem.
De um modo geral, uma razão comum também pode ser representada na forma percentual, dividindo-se o antecedente pelo conseqüente. Assim, por exemplo, teremos:

Vejamos alguns exercícios de aplicação da porcentagem.

a) Calcular 25 % de 240.
 
Assim, podemos calcular como:
Assim, temos que: 25% de 240 é 60.
b) Calcular 20% de 20%.
Podemos calcular como: 0,20 x 0,20 = 0,04 ou 4 %
Assim, 20% de 20% é 4%
c) Calcular a
 
 
Temos que:
Logo:
d) Na compra de um livro de R$ 35,00, obteve-se um desconto de 15%. Qual foi o desconto?
Temos que calcular 15% de 35, ou:
0,15 x 35 = 5,25
Logo, o desconto foi de R$ 5,25.
Outra maneira, e a mais comumente utilizada para resolver problemas de porcentagem, é utilizando-se da regra de três simples, ou seja.
 Temos:
                 R$ 35,00                      100 %
                             x                             15 %
Observe que nestes problemas de porcentagem a razão será sempre direta, logo, podemos escrever:

 e) R$ 18,00 representam que porcentagem de R$ 60,00?
Temos:
                   R$ 60,00                100 %
                        R$ 18,00                    x %
Logo, teremos:
Portanto, R$ 18,00 representam 30% de R$ 60,00.
f) 12% do preço de uma mercadoria representam R$ 72,00. Qual o preço dessa mercadoria?
Temos:
                        12 %                    R$ 72,00
                      100 %                          x
Logo, teremos:
Portanto: O preço da mercadoria é de R$ 600,00.

g) Dos 3.000 alunos de uma escola, 1.290 são meninas. Qual a taxa de percentagem dos meninos?
O número de meninos será:
3.000 – 1.290 = 1.710
Assim, temos:
                3.000 alunos                    100 %
                     1.710 meninos                     x %
Logo, teremos:
Portanto: dos 3.000 alunos 57% são meninos.

h) Numa cidade, 75% dos habitantes são eleitores. Sabendo que 10.000 habitantes não são eleitores, quantos são os eleitores dessa cidade?
O percentual de não eleitores será:
100% - 75% = 25%
Assim, temos:
25 %                    10.000 hab.
                          75 %                            x hab.
Logo, teremos:
 
Portanto: temos que 30.000 habitantes da cidade são eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário