EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - ÁLGEBRA BÁSICA
01) Calcule 934287² - 934286².
a) 1868573
b) 1975441
c) 2
d) 1
e) 934288
Podemos optar por dois caminhos para a solução da expressão, considerar
que:
934287 =
934286 + 1
Ou
934286 =
934287 – 1
Vamos optar
pelo primeiro caminho, teremos então:
934287² -
934286² = (934286 + 1)2 - 9342862 = 9342862 +
2.93486.1 + 12 – 9342862 =
= 9342862 – 9342862 + 1868572 + 1 = 1868573
Que
corresponde a opção a da questão.
02) Sendo
( a + b )² = 900 e ab = 200, calcule o valor de a² + b².
Podemos escrever que:
( a + b )² = 900 ==> a2
+ 2ab + b2 = 900
Como ab = 200, temos 2ab = 2 . 200 =
400
Assim: a2 + 2ab + b2
= 900 ==> a2 + 400 + b² = 900
a² + b² = 900 – 400 = 500
Portanto temos que: a² + b² = 500
04) Sabe-se
que 2x + y = 10 e 2x – y = 2, então calcule o valor de 4x² - y².
Podemos escrever que:
4x² - y² = (2x)² - y²
Sabem os que (a + b).(a – b)² = a² -
b², logo teremos: a = 2x e b = y, ou
(2x
+ y).(2x – y) = (2x)² - y² = 4x² - y²
10
. 2 = 4x² - y²
4x² - y² = 20
04) O
valor de x que verifica a igualdade abaixo é:
a)
2/3
b)
3/4
c)
3/2
d)
4/3
Resolvendo
a questão das frações. Podemos ter que [veja que o mmc(2, 3, 6) = 6]:
Como todos os denominador são iguais a 6, podemos escrever que:
3(x – 1) –
(4 – 3x) = 2 – 6x
3x – 3 – 4
+ 3x = 2 – 6x
3x + 3x +
6x = 2 + 3 + 4
12x = 9
x = 9/12
(:3)
x = 3/4
Portanto a
resposta é a letra b.
05) A
soma de 3 números inteiros consecutivos é 60. Assinale a afirmação verdadeira.
a)
O
quociente do maior pelo menor é 2.
b)
O
produto dos 3 números é 8000.
c)
Não
existem números nestas condições.
d)
Falta
informação para encontrar os 3 números.
e)
O
produto dos 3 números é 7980.
Podemos escrever que: se um número e x, o seu consecutivo é x +
1 e que, por sua vez, o seu consecutivo é (x + 1) + 1 = x + 2.
Assim podemos considerar os três
números como x, x + 1 e x + 2, e problema poderá ser escrito como:
x + (x + 1)
+ (x + 2) = 60
x + x + 1 +
x + 2 = 60
3x + 3 = 60
3x = 60 – 3
3x = 57
x = 57/3
x = 19
Teremos
então S = { 19, 20, 21} ( observe: 19 + 20 + 21 = 60 )
b) 21/19 =< 2 (para ser maior que dois
deveria ser um número maior que 38)
c) 19 x 20 x 21 = 7980 o que garante como
resposta e letra e.
06) O
governo autorizou, em janeiro deste ano, um aumento de tarifa de chamadas
locais de telefones fixos para telefones móveis. Essas tarifas custavam R$
0,27. por minuto e passaram a custar 0,30. João, fez uma ligação que durou 'x'
minutos. O valor que João vai pagar pela ligação, somado ao valor que ele
pagaria pela ligação com a tarifa antiga é de R$ 3,99. O tempo gasto, em
segundos, não ligação que João fez é?
Veja que o valor a ser pago por uma
ligação será tarifa x tempo, assim:
Com a tarifa antiga teríamos o custo: 0,27 . x
Com a tarifa nova teríamos o custo : 0,30 . x
Pelos dados do problema teremos que:
0,27x + 0,30x = 3,99
Ou: 0,57x = 3,99
Assim: x = 3,99 : 0,57 = 7
a)
ímpar
b)
primo
c)
múltiplo de 9
d)
quadrado perfeito
e)
divisor de 30
Se
considerarmos x o número em questão, podemos reescrever o
problema como:
Resolvendo o problema da fração, teremos:
Assim a opção que se
enquadra na resposta encontrada é a letra d.
(pois 16 = 42)
08) De um recipiente cheio de
água tiram-se 2/3 de seu conteúdo. Recolocando-se 30 l de água, o conteúdo passa
a ocupar metade do volume inicial. A capacidade do recipiente é:
a)
45 l
b)
75 l
c)
120 l
d)
150 l
e)
180 l
Vamos chamar de x a capacidade do recipiente, assim
podemos escrever que:
Resolvendo o problema da
fração, teremos: mmc(2,3) = 6
O que determina a letra d para a resposta do problema.
09) Em um quintal há galinhas
e coelhos, perfazendo o total de 14 cabeças e 38 pés. Calcule o número de
galinhas.
Sabemos
as galinhas possuem dois pés, e os coelhos quatro pés, chamando de g a variável que representa as galinhas
e c a que representa os coelhos,
podemos escrever:
Cabeças:
g + c = 14
Pés:
2g + 4c = 38
Assim
podemos formar o sistema:
Resolvendo, teremos:
Somando
as equações teremos que: 2c = 10 ou c = 10 : 2 = 5
Como:
g + c = 14, temos: g + 5 = 14 ou g = 14 – 5 = 9
Portanto
podemos dizer que temos 5 coelhos e 9 galinhas no quintal. (confirmando:5+9 = 14 cabeças e 4.5 = 20, 2.9 = 18 então 20 + 18 = 38 pés)
10)
O triplo de um número mais dois é igual a seis menos o próprio
número. Qual é esse número?
Vamos chamar este número
de n, assim podemos escrever:
3n + 2 = 6 – n
3n + n = 6 – 2
4n = 4
n = 4 : 4 = 1
Logo o número procurado é 1, (vejamos 3.1 + 2 = 6 – 1, de fato 3
+ 2 = 5 e 6 – 1 = 5)
11) Numa caixa há bolas
brancas e pretas num total de 360. Se o número de brancas é o quádruplo do de
pretas, então o número de bolas brancas é:
a)
72
b)
120
c)
240
d)
288
e)
300
Vamos
chamar de b as bolas brancas e de p as pretas, assim teremos o sistema:
b
+ p = 360 e b = 4p
ou
4p
+ p = 360
5p
= 360
p
= 360 : 5 = 72 bolas pretas
as
brancas serão: b = 4p = 4.72 = 288 bolas brancas
A
resposta, portanto é a letra d. (confirmando: 288 + 72 =
360)
12) O Professor decide
presentear um grupo de alunos com livros. Observou que, se ele der 2 livros a
cada aluno, sobrarão 20 e, se ele der 3 livros a cada aluno, faltarão 30
livros. A quantidade de livros é:
a)
50
b)
120
c)
70
d)
80
e)
100
Vamos
chamar de n o número de alunos e de m o número de livros, assim teremos o
sistema:
Resolvendo,
teremos:
Somando
as duas equações, podemos escrever que:
n
= 50
Se
temos 50 alunos, podemos dizer que: 2.50 = m – 20 ou 100 = m – 20, portanto temos que m = 120
livros.
Esta
resposta corresponde a letra b.
13)
A soma de um número
positivo com o seu quadrado é igual a 42. Calcular o número.
Chamando de x este número, teremos:
x + x² = 42 , trata-se pois de uma
equação do 2º grau e sabemos que a sua forma para resolução é ax² + bx + c = 0, portanto precisamos
transformá-la para esta forma, onde ficará:
x² +
x – 42 = 0, onde podemos identificar que: a = 1, b = 1 e c = -42, aplicando na
fórmula de Bhaskara:
Teremos duas raízes, a saber:
Como o problema fala “número positivo”,
o resultado do problema e x = 6.
14) A soma de dois números é 18
e a soma de seus quadrados é 194. Quais são esses números?
Chamando de x e de y os dois números, teremos:
x + y = 18 e x² + y² = 194
isolando x na primeira
equação teremos: x = 18 – y
substituindo o valor de x na segunda equação, obteremos:
(18 – y)² + y² = 194
Aplicando os produtos
notáveis teremos:
18² - 2.18.y + y² + y² =
194
324 – 36y + 2y² = 194
(colocando na forma da equação do 2° grau)
2y² - 36y + 324 – 194 = 0
2y² - 36y + 130 = 0 ( : 2)
y² - 18y + 65 = 0 (a = 1,
b = -18 e c = 65
Teremos duas raízes, a saber:
Portanto os números
procurados são 13 e 15 ( verifique : 13 + 5 = 18 e 13² + 5² = 169 + 25 = 194)
15)
Achar dois números cuja diferença é 28 e cujo produto é –52.
Vamos chamar de x e y estes números, teremos então:
x – y = 28 e x . y = –52
isolando o valor de x na primeira equação: x = 28 + y
e substituindo o valor de x na sgunda equação, obteremos:
(28 + y) . y = –52
28.y + y.y = –52
28y + y² = –52 (colocando
na forma da equação do 2º grau ax² + bx + c = 0)
y² + 28y + 52 = 0 (a = 1, b = 28 e c =
52)
Teremos duas raízes, a
saber:
Sabendo que x = 28 + y
Para y = –2, x = 28 + (–2)
= 28 – 2 = 26
Para y = –26, x = 28 +
(–26) = 2
Portanto teremos duas
soluções (26 e –2) e (2 e –26) ou
S = { (2, –26), (26, –2)},
sugestão: verifique se está certo .
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