APRESENTAÇÃO

Este trabalho não se esgota aqui, sempre que surgir alguma necessidade de acréscimo de conteúdo poderei fazer o sua inclusão.
Certamente não é um trabalho completo e perfeito, mas foi elaborado com a vontade de ajudar a todos que se interessem em aumentar os seus conhecimentos em matemática e/ou melhorar o seu desempenho no seu uso.
Fico a disposição para resolver qualquer dúvida, seja inerente ao trabalho apresentado ou outras que vocês poventura venham a ter. Neste trabalho certamente poderão ocorrer alguns equivocos, pois muitos exercícios, principalmente as questões de concursos, não tive tempo para uma revisão mais detalhada. Por favor se encontrarem alguma coisa, escrevam que eu farei a respectiva correção.
Quem desejar entrar em contato para esclarecer alguma dúvida ou mesmo dar alguma sugestão, coloco-me a disposição seja através deste blog, como também do email: robromera@floripa.com.br.

Obrigado a todos e espero estar ajudando de alguma forma.

Roberto Romera


sexta-feira, 24 de agosto de 2012


EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - ÁLGEBRA BÁSICA


01)  Calcule 934287² - 934286².

  a) 1868573
  b) 1975441
  c)  2
  d)  1
  e)  934288

     Podemos optar por dois caminhos para a solução da expressão, considerar que:

934287 = 934286 + 1 
 Ou
934286 = 934287 – 1

Vamos optar pelo primeiro caminho, teremos então:

934287² - 934286² = (934286 + 1)2 - 9342862 = 9342862 + 2.93486.1 + 12 – 9342862 =
= 9342862  – 9342862 + 1868572 + 1 = 1868573

Que corresponde a opção a da questão.


02)  Sendo ( a + b )² = 900 e ab = 200, calcule o valor de a² + b².

Podemos escrever que:
 ( a + b )² = 900 ==> a2 + 2ab + b2 = 900

Como ab = 200, temos 2ab = 2 . 200 = 400
Assim: a2 + 2ab + b2 = 900 ==> a2 + 400 + b² = 900
a² + b² = 900 – 400 = 500

Portanto temos que:  a² + b² = 500


04)  Sabe-se que 2x + y = 10 e 2x – y = 2, então calcule o valor de 4x² - y².

Podemos escrever que:
 4x² - y² = (2x)² - y²

Sabem os que (a + b).(a – b)² = a² - b², logo teremos: a = 2x e b = y, ou
 (2x + y).(2x – y) = (2x)² - y² = 4x² - y²
 10 . 2 = 4x² - y²

4x² - y² = 20


04)  O valor de x que verifica a igualdade abaixo é:
 
a)    2/3
b)    3/4
c)    3/2
d)    4/3
     Resolvendo a questão das frações. Podemos ter que [veja que o mmc(2, 3, 6) = 6]:
 
   
 Como todos os denominador são iguais a 6, podemos escrever que:
    3(x – 1) – (4 – 3x) = 2 – 6x
    3x – 3 – 4 + 3x = 2 – 6x
    3x + 3x + 6x = 2 + 3 + 4
   12x = 9
    x = 9/12 (:3)
    x = 3/4

   Portanto a resposta é a letra b.



05)  A soma de 3 números inteiros consecutivos é 60. Assinale a afirmação verdadeira.
a)    O quociente do maior pelo menor é 2.
b)    O produto dos 3 números é 8000.
c)    Não existem números nestas condições.
d)    Falta informação para encontrar os 3 números.
e)    O produto dos 3 números é 7980.
   
Podemos escrever que: se um número e x, o seu consecutivo é  x + 1 e que, por sua vez, o seu consecutivo é  (x + 1) + 1 = x + 2.
Assim podemos considerar os três números como x, x + 1 e x + 2, e problema poderá ser escrito como:

    x + (x + 1) + (x + 2) = 60
    x + x + 1 + x + 2 = 60
    3x + 3 = 60
    3x = 60 – 3
    3x = 57
    x = 57/3
   x = 19
   Teremos então S = { 19, 20, 21} ( observe: 19 + 20 + 21 = 60 )
   b)    21/19 =< 2 (para ser maior que dois deveria ser um número maior que 38)
   c)    19 x 20 x 21 = 7980 o que garante como resposta e letra e.


 06) O governo autorizou, em janeiro deste ano, um aumento de tarifa de chamadas locais de telefones fixos para telefones móveis. Essas tarifas custavam R$ 0,27. por minuto e passaram a custar 0,30. João, fez uma ligação que durou 'x' minutos. O valor que João vai pagar pela ligação, somado ao valor que ele pagaria pela ligação com a tarifa antiga é de R$ 3,99. O tempo gasto, em segundos, não ligação que João fez é?

Veja que o valor a ser pago por uma ligação será  tarifa x tempo, assim:
Com a tarifa antiga teríamos o custo: 0,27 . x
Com a tarifa nova teríamos o custo : 0,30 . x
Pelos dados do problema teremos que: 0,27x + 0,30x = 3,99
Ou: 0,57x = 3,99
Assim: x = 3,99 : 0,57 = 7

07) O número que somado aos seus 2/3 resulta 30 é:

a)    ímpar
b)    primo
c)    múltiplo de 9
d)    quadrado perfeito
e)    divisor de 30

Se considerarmos x  o número em questão, podemos reescrever o problema como:
 

 Resolvendo o problema da fração, teremos:


Assim a opção que se enquadra na resposta encontrada é a letra d. (pois 16 = 42)


08) De um recipiente cheio de água tiram-se 2/3 de seu conteúdo. Recolocando-se 30 l de água, o conteúdo passa a ocupar metade do volume inicial. A capacidade do recipiente é:
a)    45 l
b)    75 l
c)    120 l
d)    150 l
e)    180 l


Vamos chamar de x a capacidade do recipiente, assim podemos escrever que:
 

Resolvendo o problema da fração,  teremos: mmc(2,3) = 6


O que determina a letra d para a resposta do problema.
 

09) Em um quintal há galinhas e coelhos, perfazendo o total de 14 cabeças e 38 pés. Calcule o número de galinhas.

Sabemos as galinhas possuem dois pés, e os coelhos quatro pés, chamando de g a variável que representa as galinhas e c a que representa os coelhos, podemos escrever:
Cabeças: g + c = 14
Pés: 2g + 4c = 38
Assim podemos formar o sistema:


Resolvendo, teremos:
Somando as equações teremos que: 2c = 10 ou c = 10 : 2 = 5
Como: g + c = 14, temos: g + 5 = 14 ou g = 14 – 5 = 9
Portanto podemos dizer que temos 5 coelhos e 9 galinhas no quintal. (confirmando:5+9 = 14 cabeças e 4.5 = 20, 2.9 = 18 então 20 + 18 = 38 pés) 

10) O triplo de um número mais dois é igual a seis menos o próprio número. Qual é esse número?
Vamos chamar este número de n, assim podemos escrever:
3n + 2 = 6 – n
3n + n = 6 – 2
4n = 4
n = 4 : 4 = 1
Logo o número procurado é 1, (vejamos 3.1 + 2 = 6 – 1, de fato 3 + 2 = 5 e 6 – 1 = 5)
  

11)  Numa caixa há bolas brancas e pretas num total de 360. Se o número de brancas é o  quádruplo do de pretas, então o número de bolas brancas é:

a)    72
b)    120
c)    240
d)    288
e)    300

Vamos chamar de b as bolas brancas e de p as pretas, assim teremos o sistema:

b + p = 360 e b = 4p
ou
4p + p = 360
5p = 360
p = 360 : 5 = 72 bolas pretas
as brancas serão: b = 4p = 4.72 = 288 bolas brancas

A resposta, portanto é a letra d. (confirmando: 288 + 72 = 360)




12) O Professor decide presentear um grupo de alunos com livros. Observou que, se ele der 2 livros a cada aluno, sobrarão 20 e, se ele der 3 livros a cada aluno, faltarão 30 livros. A quantidade de livros é:

a)    50
b)    120
c)    70
d)    80
e)    100

Vamos chamar de n o número de alunos e de m o número de livros, assim teremos o sistema:

Resolvendo, teremos:
 

Somando as duas equações, podemos escrever que:

n = 50

Se temos 50 alunos, podemos dizer que: 2.50 = m – 20  ou 100 = m – 20, portanto temos que m = 120 livros.

Esta resposta corresponde a letra b.


13)  A soma de um número positivo com o seu quadrado é igual a 42. Calcular o número.
      Chamando de x este número, teremos:
      x + x² = 42 , trata-se pois de uma equação do 2º grau e sabemos que a sua forma para resolução é ax² + bx + c = 0, portanto precisamos transformá-la para esta forma, onde ficará:
     x² + x – 42 = 0, onde podemos identificar que: a = 1, b = 1 e c = -42, aplicando na fórmula de Bhaskara:
 
      Teremos duas raízes, a saber:
      
     Como o problema fala “número positivo”, o resultado do problema e x = 6.

14) A soma de dois números é 18 e a soma de seus quadrados é 194. Quais são esses  números?
Chamando de x e de y os dois números, teremos:
x + y = 18 e x² + y² = 194
isolando x na primeira equação teremos: x = 18 – y
substituindo o valor de x na segunda equação, obteremos:
(18 – y)² + y² = 194
Aplicando os produtos notáveis teremos:
18² - 2.18.y + y² + y² = 194
324 – 36y + 2y² = 194 (colocando na forma da equação do 2° grau)
2y² - 36y + 324 – 194 = 0
2y² - 36y + 130 = 0 ( : 2)
y² - 18y + 65 = 0 (a = 1, b = -18 e c = 65




Teremos duas raízes, a saber:


Portanto os números procurados são 13 e 15      (  verifique  : 13 + 5  = 18      e     13² + 5² = 169 + 25 = 194)
 

15)  Achar dois números cuja diferença é 28 e cujo produto é –52.
 Vamos chamar de x e y estes números, teremos então:
 x – y = 28 e x . y = –52
 isolando o valor de x na primeira equação:  x = 28 + y
 e substituindo o valor de x na sgunda equação, obteremos:
(28 + y) . y = –52
28.y + y.y = –52
28y + y² = –52 (colocando na forma da equação do 2º grau ax² + bx + c = 0)
      y² + 28y + 52 = 0 (a = 1, b = 28 e c = 52)

Teremos duas raízes, a saber:

 

Sabendo que x = 28 + y
Para y = –2, x = 28 + (–2) = 28 – 2 = 26
Para y = –26, x = 28 + (–26) = 2
Portanto teremos duas soluções (26 e –2) e (2 e –26) ou
S = { (2, –26), (26, –2)}, sugestão: verifique se está certo .

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