APRESENTAÇÃO

Este trabalho não se esgota aqui, sempre que surgir alguma necessidade de acréscimo de conteúdo poderei fazer o sua inclusão.
Certamente não é um trabalho completo e perfeito, mas foi elaborado com a vontade de ajudar a todos que se interessem em aumentar os seus conhecimentos em matemática e/ou melhorar o seu desempenho no seu uso.
Fico a disposição para resolver qualquer dúvida, seja inerente ao trabalho apresentado ou outras que vocês poventura venham a ter. Neste trabalho certamente poderão ocorrer alguns equivocos, pois muitos exercícios, principalmente as questões de concursos, não tive tempo para uma revisão mais detalhada. Por favor se encontrarem alguma coisa, escrevam que eu farei a respectiva correção.
Quem desejar entrar em contato para esclarecer alguma dúvida ou mesmo dar alguma sugestão, coloco-me a disposição seja através deste blog, como também do email: robromera@floripa.com.br.

Obrigado a todos e espero estar ajudando de alguma forma.

Roberto Romera


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012



8.4.     UNIDADES DE CAPACIDADE


A unidade fundamental de capacidade é o litro simbolizado pela letra l.


As unidades secundárias do litro, seus múltiplos submúltiplos, são dadas no quadro abaixo:



Nomes
Símbolo
Valores
Múltiplos
quilolitro
kl
1 000 l
hectolitro
hl
100 l
decalitro
dal
10 l
Unidade Fundamental
litro
l
1 l
Submúltiplos
decilitro
dl
0,1 l
centilitro
cl
0,01 l
mililitro
ml
0,001l




Observe:
 
I)        Cada unidade de capacidade é igual a 10 vezes a unidade imediatamente inferior. Em conseqüência, cada unidade de capacidade é igual a 1 décimo da unidade imediatamente superior.

II)      Existe uma relação entre as medidas de volume e capacidade, onde temos que o volume 1 dm3 tem a capacidade de 1 litro ( 1 dm3 equivale a 1 l ), e que o volume de 1 m3 tem a capacidade de 1 000 litros ( 1 m3 equivale a 1 000 l )

Nenhum comentário:

Postar um comentário